quinta-feira, 6 de outubro de 2011

ATIVIDADE KIDSMART - SEQUÊNCIA DIDÁTICA


Planejamento de prática de pensamento lógico matemático


Modalidade organizativa do tempo didático: seqüência didática
Turma: maternal III e pré
Tempo estimado: dois meses, uma vez por semana.
Titulo: olho de lince.


Justificativa: percebemos como equipe de permanência, a necessidade de apresentar um novo tipo de jogo de memória. Uma vez que são jogos utilizados regularmente nas turmas em que trabalhamos, alem de apresentar algo novo, também aprofundamos o trabalho regular das respectivas salas, com os conceitos de semelhanças, diferenças, tempo e quantidade.

Objetivos:
  • Conhecer um tipo diferente de jogo de memória;
  • Perceber o tempo de realização de uma tarefa;
  • Comparar e relacionar figuras e seus atributos, percebendo semelhanças e diferenças.
  • Comparar quantidades de pequenos grupos de objetos, utilizando termos como mais e menos, ou outras equivalentes.

Condições para realização:
  • Conhecer o fundamento do jogo antes de ensiná-lo às crianças, e joga-lo várias vezes com elas, para que tenham referência.

Materiais:
  • Tabuleiro confeccionado pelas educadoras, contendo diversas figuras, com diferentes tamanhos, cores e formas e seus respectivos cartões.
  • Ampulheta construída pelas educadoras com sucata (duas garrafas pet pequenas, fita adesiva e areia).
  • Tampinhas de garrafa pet.

Espaço:
  • Sobre uma mesa, nos momentos de trabalho em grupo.
  • Nos cantos de atividades diversificadas, após as crianças aprenderem a jogar.

Desenvolvimento:

1º etapa:
Conversar com as crianças apresentando o jogo. Num primeiro momento, apresentaremos um a um os cartões com as figuras, apontando no tabuleiro as figuras correspondentes. Então, organizaremos as crianças em grupos de quatro, e a cada grupo por vez, explicaremos a dinâmica do jogo, dando a cada criança quatro cartões e quatro tampinhas da mesma cor. Elas deverão colocar estas tampinhas em cima de cada figura correspondente no tabuleiro às figuras que estiverem em seus cartões.




2º etapa:
Quando todas as crianças aprenderem esse mecanismo, novamente em grupos de quatro crianças, distribuiremos quatro cartões e quatro tampinhas, que a um sinal convencionado anteriormente com a turma (uma palma, por exemplo), deverão ser posicionadas em cima da figura correspondente o mais rapidamente possível. A criança que realizar essa tarefa primeiro, será a vencedora.

3º etapa:
Em grupos de quatro crianças, distribuiremos todos os cartões, em quantidades iguais entre os participantes. Desta vez, ao sinal anteriormente convencionado, viraremos a ampulheta, de modo a limitar o tempo que elas terão para encontrar as figuras correspondentes. Ao término do tempo, procederemos à contagem das tampinhas que sobraram. Vence a criança que ficar com menos tampinhas.

Avaliação:
Utilizando pauta de observação, perceberemos se as crianças:
  • Conhecem o jogo e sabem joga-lo de acordo com as regras combinadas.
  • Percebem a duração da realização da tarefa e utilizam palavras como rápido, lento, ou outras correspondentes.
  • Comparam quantidades e utilizam palavras como mais, menos, ou outras correspondentes.

Referências:

CURITIBA, Secretaria Municipal de Educação, Diretrizes Curriculares para Educação Municipal de Curitiba – Educação infantil, 2011.

Equipe:

Adriane Mendes
Janaina Gomes de Campos
Lisandra Depiné

CMEI Urano.



 


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